terça-feira, 16 de junho de 2009

!rreversible...






.....................................................
Assisti Irreversível, filme francês de uns 5 anos atrás (eu acho)... Fiquei espantado com a originalidade que uma história não tão original assim... foi contada! Tudo calculado, e não digo apenas pela ordem cronológica dos fatos (isso não foi tão original... vide amnésia e outros... na verdade nem acho originalidade uma qualidade, exatamente, but...), mas o fato é... o caos da câmara que jamais parava de girar acompanhando o caos representado naquele submundo de fúria e vingança... nem sei se essa sincronia paradigmática não foi a melhor forma de tornar aquela realidade sufocante assistível (o que não deixa de ser irônico)... conforme a história se explica a câmera se acalma. Mas o entendimento do total, de frente pra trás, e que termina (ou quase isso) com cenas bem bonitas, só serve pra ilustrar mais um paradoxo: quando entendemos todo o enredo entristecedor do filme, ele se mostra de forma bela, com céu azul, Mônica Bellucci e tudo o mais! E penso que quando o filme diz: “O tempo destrói tudo”, acho que ele diz, indiretamente, que o tempo também constrói tudo! Acho que o Tempo, por sua profundidade e persistência é Deus e os relógios se tornam marcadores do sagrado, que tem o poder de construir e destruir tudo... Sendo assim entendido Deus, fica mais fácil entender a imparcialidade do tempo com as tragédias como a do filme ou como o holocausto!
Fim... alias, meu marcador sagrado marca 00h04´ e o mundo continua reversível no seu movimento e irreversível na sua atitude...

6 comentários:

Anônimo disse...

espero que o tempo se esqueça de destruir o que ele tá construindo right now!

Felipe disse...

É incrível a capacidade de se conhecer profundamente uma pessoa através dos seus escritos. Sério!
Sinto que conheço mais você quando te leio.

O tempo pra mim é uma seta que ilumina tudo por onde ela passa. Uma seta que segue sempre em linha reta, deixando escuro o passado e o futuro. Me sinto feliz porque o tempo está passando agora por mim e iluminando minha existência. Eu sei, isso soa meio sombrio, porém, somos herdeiros dessas sombras.

Felipe disse...

Adoro seus comentários minimalistas, do tipo:"Me lembrou ragatanga". Adoro minimalismo nas outras pessoas, mas tenho medo dele em mim. Sou expansivo, uma espécie de inseto e flor ao mesmo tempo.

Marcielle disse...

... sonhei com vc ... eu ganhava um concurso e vc me entregava o premio , era uma passagem aérea para Goiania (!!!) e tem mais: a passagem era pra maio de 2020 (!!!) eu te perguntei " mas nossa Alex , não ta muito longe ?!" e vc me dizia : " vc acredita que só conseguimos pra 2020, ta cheio !" e eu como sempre acreditava em vc ....

Bjs ... e saudades de vc ..
Qto ao blog ando (como sempre ) com pouco a dizer , e esse pouco eu acabo guardando pra mim.
Mas to montando um novo , q sera menos esporadico, claro não tão inspirador e complexo como vc e seu blog. te aviso qdo estiver pronto

Juliana Trujillo disse...

e foi assim, sem postar coisa nova?
boa viagem querido...

Unknown disse...

é...como assim...foi assim?